quarta-feira, 15 de julho de 2009

Série Teciteca


A série "Teciteca" trará sempre informações sobre os tecidos utilizados em nossas peças, e nenhum assunto melhor para começar que a própria história do tecido.

A palavra "tecido" tem origem no latim ("texere"). O hábito de tecer ou entrelaçar fios acompanha a história do homem desde os tempos mais longínquos. O primeiro tecido que se tem notícia é o linho. Não era feito em tear, mas por meio de uma técnica bastante rústica, que consistia na prensagem das fibras. Arqueólogos encontraram múmias Egípcias de 2500 a.C. enroladas em linho tão bem tecido como os encontrados atualmente.

A composição dos tecidos:

• Fibras Naturais:
Cânhamo:
é um material sólido e resistente; proporciona tecidos rugosos.

Algodão:
harmoniza com todos os estilos, época e situações. Absorve com perfeição a umidade, por isso costuma-se utilizá-lo misturado praticamente com todas as demais fibras e materiais. Lona, brim, sarja, cambraia, juta, linho, popeline, tricoline, gorgurão, fustão, georgette, musselina, chifon, etc., são tecidos 100% algodão.

Linho:
imprime uma aparência refinada. Costuma ser utilizado em estado puro na confecção de cortinas e mantas para colocar em sofás e edredons.


• Fibras Sintéticas:

Poliacrílicos, polivinílicos, poliéster:
estes tipos de fibras sintéticas são materiais fáceis de arrancar, não absorvem a umidade e resistem bastante bem ao passar do tempo. Todas têm o inconveniente de serem muito vulneráveis ao calor e retêm o pó com facilidade.


• Fibras Artificiais

Provêm de fibras celulósicas, tais como acetatos, viscose etc., e proteínicas, procedentes de matérias como o milho, óleos vegetais. Com este tipo de fibra se obtém telas de distintas texturas que imitam perfeitamente as sedas e os cetins e inclui tecidos como o naylon. Estes tipos de tecidos oferecem a vantagem de não enrugarem e são laváveis, mas têm o inconveniente de ser facilmente inflamáveis. As fibras acrílicas ardem facilmente se não forem misturadas com as naturais. Abaixo, alguns tipos de tecidos com fibras artificiais:

Veludos:
devolvem a luz e realçam os objetos que lhes cerca. Não desbotam com a luz do sol e são laváveis. Fabricado a base de lã, algodão, seda, rayon ou materiais sintéticos. Além de seu aspecto sedutor e de seus coloridos, é um tecido flexível, forte e sólido.

Fibras de vidro:
Resistente ao fogo e podem ser misturadas com outro tipo de fibra, como o poliuretano e a borracha. Entre elas, destacam-se as lycras.

Damasco:
é um tecido tipo jacquard, trançado com seda natural de uma só cor. Atualmente, também se fabrica com fibras de algodão ou sintéticas.


Fonte: Mini Brasil.